skip to Main Content

Trate bem seu intestino e a recíproca será verdadeira

Você sabia que um intestino saudável e bem tratado está relacionado com melhor controle do ganho de peso, menor prevalência de doenças metabólicas, cardiovasculares e até melhora em quadros depressivos? Pois é, a responsável por todas essas interações é a famosa flora intestinal.

Flora intestinal é um complexo de bactérias que habitam nosso intestino, estima-se que esses microrganismos possam superar 10x nosso número total de células corporais. Esse sistema complexo tem participação em absorção de minerais, síntese de vitaminas e até o metabolismo de lipídeos

Para garantir uma boa saúde intestinal, é fundamental a ingestão de fibras não digeríveis, chamadas de prebíoticos. A fermentação dessas fibras no intestino modula quais microrganismos terão maior desenvolvimento. Outra maneira de ter esse controle é pela suplementação direta dos pro bióticos, que são cepas específicas de bactérias, porém seu uso deve ser feito com supervisão de um nutricionista ou médico especializado.

Recomenda-se uma ingestão de pelo menos 20g de fibras diárias, através de legumes, verduras, grão e frutas. Porém cuidado com o consumo dessas frutas, apresentações desidratadas assim como sucos perdem suas fibras e benefícios no preparo. Uma opção para se ter os benefícios das fibras de maneira prática são os produtos liofilizados, que preservam 100% da das características originais do produto.

Aliado aos benefícios de uma flora intestinal saudável, a ingestão de fibras ainda lhe traz mais saciedade entre as refeições e menor absorção de gorduras ingeridas.

Procure sempre um nutricionista competente para lhe orientar como introduzir alimentos e suplementos de maneira mais eficiente e saudável na sua rotina.

Texto feito pelo nutricionista Tales Saia

Instagram: @talessaianutricionista

Este post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top