skip to Main Content
(16) 3412-7001 [email protected]meal.com.br

O que é Liofilização?

A LIOFILIZAÇÃO é um processo de desidratação à frio de alimentos (Freeze Drying) que são congelados a baixíssima temperatura e, em seguida, são submetidos a um ambiente de vácuo que sublima toda sua água, sem danificar suas fibras, e preservando todas suas características nutricionais e organolépticas (textura, sabor, cheiro e cor).

Os alimentos liofilizados são popularmente chamados de ”comida dos astronautaspor serem muito utilizados pela NASA na alimentação dos astronautas durante missões no espaço. Eles podem ser preservados por muitos anos, sem a utilização de qualquer processo químico ou térmico (pasteurização ou congelamento). Por isso, A LIOFILIZAÇÃO É CONSIDERADA O MAIS NOBRE DOS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

Além disso, os alimentos liofilizados podem ser reidratados com a simples adição de água, voltando ao seu estado in natura.

Porque optar por produtos liofilizados?

O processo de LIOFILIZAÇÃO é o único método que consegue preservar 100% dos nutrientes dos alimentos, como proteínas, vitaminas, fibras, entre inúmeras outras características que eles possam ter quando “in natura”.

Além disso, o alimento LIOFILIZADO não necessita de refrigeração ou qualquer armazenagem especial, podendo ser transportado facilmente para qualquer lugar do planeta sem que haja quaisquer modificações em sua estrutura física e nutricional. É o prazer de poder levar onde bem entender o seu alimento preferido sem que ele sofra qualquer modificação ou mesmo estrague ao longo do tempo. Não é à toa que a NASA envia alimentos LIOFILIZADOS para seus astronautas em missões espaciais né?!

Com a ausência da água (único componente retirado do alimento pela LIOFILIZAÇÃO), é possível ter grande diminuição do peso daquele alimento, facilitando consideravelmente o transporte e o armazenamento em qualquer situação.

O processo de LIOFILIZAÇÃO promove o melhor aproveitamento dos alimentos, uma vez que possibilita a utilização de cascas, sementes, talos e afins, itens extremamente nutritivos e até curativos, mas que são descartados na maioria dos processos industriais comuns e até no uso cotidiano das pessoas.

Pela LIOFILIZAÇÃO é possível preservar na íntegra a estrutura de milhares de alimentos antes que eles estraguem, o que pode gerar estratégias eficazes no combate ao desperdício de alimentos no mundo e consequentemente possibilidades reais para a erradicação da fome.

Um exemplo nobre sobre os benefícios da LIOFILIZAÇÃO é o caso do leite materno que quando LIOFILIZADO mantém intactos todos os seus nutrientes legítimos incluindo o colostro que dá imunidade à criança em seus primeiros dias de vida. No leite comum é possível preservar intactos e vivos até os lactobacilos, no açaí todos os possíveis antioxidantes e vitaminas da fruta e assim por diante.

Para nós da Liomeal, a LIOFILIZAÇÃO vai muito além do que se possa imaginar e muito mais do que um simples processo, a LIOFILIZAÇÃO é uma arte, que pode salvar vidas, ser sustentável e preservar muito mais do que alimentos.

 

Algumas curiosidades sobre LIOFILIZAÇÃO:

  • Na segunda guerra mundial o plasma sanguíneo chegou a ser liofilizado e transportado até os soldados feridos para que eles pudessem receber este sangue reidratado de modo seguro.
  • Os povos Incas caçavam os animais e durante a noite levavam no alto das montanhas para que fossem congelados a baixíssimas temperaturas. Assim quando amanhecia o sol radiava energia nestes alimentos o que possibilitava uma liofilização natural ajudando na preservação de seus alimentos por muito tempo.
Close search
Carrinho
Back To Top