skip to Main Content

Você sabe quais são os benefícios do açaí?

O açaí não é nenhuma novidade para os brasileiros, de fruto típico do Norte/ Nordeste brasileiro para as tigelas das lojas especializadas da sua cidade. É conhecido como opção energética e rica em antioxidantes, porém existe ainda uma confusão sobre sua utilização e benefícios.

Vamos esclarecer, o açaí é um fruto riquíssimo em antioxidantes, principalmente o grupo das antocianinas, que comprovadamente têm propriedades farmacológicas e medicinais incluindo prevenção de câncer; ação antiinflamatória e antimicrobiana além de ser protetor cardiovascular por prevenir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL). Somado a todos esses benefícios ainda é uma fonte excelente de vitaminas C, E e minerais como magnésio, potássio e cálcio combinado com uma boa concentração energética pelos lipídios em sua composição.

A principal questão que precisamos entender é que todos estes benefícios são referentes ao fruto, e não ao creme que encontramos em açaizeiros e supermercados. Para esclarecer, vamos comparar a concentração de carboidratos dos produtos: 100g da polpa apresenta 1,5 a 2g de carboidratos, já 100g desse creme tem até 50g, valor de carboidratos aumentando principalmente pela adição de xarope e açúcar, que passam a ser os principais ingredientes e reduzindo os benefícios apresentados anteriormente.

Com esse cenário, o produto liofilizado é uma excelente opção por manter 100% dos nutrientes originais do fruto, assim todas as propriedades funcionais são preservadas e quem ganha é você, usufruindo do sabor único único do açaí e todos seus benefícios para sua saúde.

 

Texto: Nutricionista  Tales Saia

@talessaianutricionista

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Açaí (Euterpe oleraceae martius): Composição química e bioatividades.

SOUZA, M. O.; SANTOS, R. C.; SILVA, M. E.; PEDROSA, M. L. – Nutrire: rev. Soc. Bras. Alim. Nutr.=J. Brazilian Soc. Food Nutr., São Paulo, SP, v. 36, n. 2, p. 161-169, ago. 2011.

Valor nutricional da polpa de açaí (Euterpe oleracea Mart) liofilizada.

MENEZES, E. M. S., TORRES, A. T., SRUR, A. U. S. – Acta Amazônica, 2008.

Este post tem 0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close search
Carrinho
Back To Top